Hospital Teresa de Lisieux tem aumento de 15% em partos normais - Hapvida - Plano de Saúde

Hospital Teresa de Lisieux tem aumento de 15% em partos normais

26/11/2015

Hospital Teresa de Lisieux tem aumento de 15% em partos normais

Os primeiros resultados do projeto Parto Adequado, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Hospital Israelita Albert Einstein e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), que visa incentivar o parto normal, foram divulgados em São Paulo. Iniciado em março, o projeto apresentou um aumento de 7,4% na taxa de partos normais nos 42 hospitais públicos e privados selecionados em todo país. Único representante de Salvador, o Hospital Teresa de Lisieux revela um crescimento ainda maior. Durante os últimos seis meses, a unidade aumentou em 15% o número de partos naturais, chegando a uma média de 40% em setembro.

Na primeira etapa de treinamento, o HTL enviou uma parte da equipe para capacitação no Hospital Israelita Albert Einstein e já programou a ida de outro grupo para a próxima semana. "Nosso objetivo é expandir a experiência para toda a rede do Hapvida. Estamos investindo tanto no corpo clínico como nas estruturas da maternidade para viabilizar o melhor atendimento humanizado para as gestantes até o momento do parto", revela Ana Luiza Augusto Shoji, diretora de Medicina Preventiva do Hapvida Saúde.

O índice de cesáreas ainda é alto, mas os resultados são animadores. Apenas no primeiro semestre do projeto, que tem duração de 18 meses, houve uma redução de 27,2% na saúde suplementar, o equivalente ao aumento da mesma taxa entre os anos de 2006 e 2015, de acordo com a ANS. A coordenadora de obstetrícia do Hospital Teresa de Lisieux, drª. Viviane Santiago Dorea integrou a primeira turma de capacitação em São Paulo e revela que além do suporte técnico, o projeto estimula a mudança de cultura da preferência pelo parto cesáreo. “O baixo índice de partos normais é consequência de um sistema que estamos trabalhando para mudar. Voltamos empolgados do treinamento e já realizamos outros no Teresa de Lisieux para compartilhar o aprendizado com toda a equipe de obstetrícia”, finaliza.

Além da capacitação, o Hapvida tem investido em ações voltadas para a saúde da gestante desde o pré-natal até o pós-parto. Cursos de medicina preventiva, monitoramento remoto, introdução de enfermeiros no pré-natal e fonoaudióloga para ensinar técnicas de amamentação para gestante e puérperas são algumas das medidas implementadas em toda a rede Hapvida.

Ainda não tem plano?

Venha para o Hapvida e conte com os cuidados exclusivos do Sistema de Saúde que mais cresce no Brasil.